sábado, 29 de janeiro de 2011

Luxa camufla favoritismo do Fla: ‘Jogar contra o Vasco é sempre duro’

Técnico reconhece que melhor momento no Carioca dá ao Rubro-Negro a responsabilidade de vitória sobre o rival em crise

Luxemburgo e Ronaldinho no treino do Flamengo
Luxemburgo e Ronaldinho no treino do Fla. Craque
estreia no dia 2 (Foto: Maurício Val / VIPCOMM)
Foi preciso muita insistência para que Vanderlei Luxemburgo reconhecesse que o melhor momento do Flamengo dá ao time a condição de favorito no clássico contra o Vasco, neste domingo, no Engenhão, pela quarta rodada do Grupo A da Taça Guanabara. Hoje, existe um abismo entre os rivais. O Rubro-Negro lidera a chave, com nove pontos. Foram três vitórias em três partidas. Os cruzmaltinos mergulharam numa crise. Em três jogos contra equipes pequenas, perderam todos. Resultado: o técnico PC Gusmão foi demitido, e os medalhões Felipe e Carlos Alberto afastados. Entretanto, o técnico do Fla faz uma série de ressalvas.
- Dentro das campanhas que existem hoje, quem entra favorito é o Flamengo. Mas é momento. Temos que quebrar esse favoritismo e entrar para jogar. Se o Vasco tivesse ganhado os seus jogos, a responsabilidade estaria divida. Agora, estão passando tudo para nós. A história de Flamengo e Vasco mostra que tem de respeitar. Muitas das vezes você entra como favorito e sai derrotado. Nada melhor para o Vasco que o clássico. O Flamengo vai enfrentar o Vasco com qualquer atleta e sempre é perigoso. Futebol é desta forma. Não temos de assumir (favoritismo). Futebol mostra que é ao contrário. A Colômbia foi para a Copa do Mundo como favorita (em 1994) e ficou na primeira fase.
Luxa conta que já fez um alerta ao grupo sobre as armadilhas do confronto. Ele não quer ser surpreendido.
- Conversei para passar nossas necessidades e a manchete (nos jornais) de segunda-feira (risos). Se perdermos, muda toda a história. É jogar pela nossa necessidade e não esquecer que Resende e Boavista, com sete pontos, estão perto da gente. Precisamos entender a competição. A responsabilidade é a mesma. Jogar contra o Vasco é sempre duro. Pode ter certeza que lá vai ter cobrança para mais de metro. Muitas vezes entrei em campo (como jogador) contra o Vasco voando e venci.
No coletivo realizado no fim da tarde desta sexta-feira, o treinador encaminhou a equipe para o clássico. O volante Maldonado volta, depois de ter sua inscrição na Ferj regulariza e cumprido suspensão pelo cartão vermelho recebido na final da Taça Rio do ano passado. Fernando ficará no banco. Nas demais posições, será o mesmo time que venceu o Americano, na última quarta-feira.
A escalação: Felipe, Léo Moura, Welinton, David Braz e Egídio; Maldonado, Willians, Renato, Vander e Thiago Neves; Deivid. Vasco e Flamengo jogam às 19h30m (de Brasília).

Nenhum comentário: